terça-feira, 9 de outubro de 2012

Queria Tanto, de Livia Brazil



Sinopse
Alice Maria é uma garota de 20 e poucos anos que mora sozinha, tem grandes amigos, um emprego de cenógrafa que a faz ralar muito e é perdidamente apaixonada por Gabriel, que tem muito tesão por ela, o que seria ótimo, se ele não fosse gay. Aí aparece Rodrigo, que quer ter algo sério com Alice, mas ela foge com medo de o amor de verdade machucar... Com a ajuda e os conselhos nem sempre muito sutis de seus amigos, Alice embarca em uma aventura de descobertas e sentimentos, cheia de humor e delicadeza. Tudo está registrado em seu diário. Uma história divertida, emocionante, passada em dias ensolarados do Rio de Janeiro.

Autora
Livia Brazil. Nascida e criada no Rio de Janeiro, estudante de produção cultural, fez cursos de roteiro, fascinada por café.

Dados
Edição: 1
Editora: Benvirá
ISBN: 9788502135338
Ano: 2011
Páginas: 213

Minha Humilde Opinião


O Book Tour demorou, mas enfim, chegou a minha vez, mas é assim mesmo, dependendo do lugar na fila e das pessoas...
Queria Tanto é um livro fino e pequeno, quase, disse, quase, de bolso. A narrativa é toda em primeira pessoa, claro, não podia ser diferente, já que é em formato de diário.

Os capítulos são divididos em dias e mês, nos quais a personagem Alice coloca o que bem lhe entende, o que lhe dá na telha. É mais ou menos por aí. Por isso, há pouca descrição e até omissão de acontecimentos. Quando o leitor lê, algo já aconteceu e é só relatado o resultado. O que acaba deixando o leitor um pouco à margem da história, apesar do modo de escrita de Lívia, ou melhor, Alice, ser bem intimista e despreocupado.

Há certos trechos cômicos, contrabalanceando com certo drama da personagem. Chega ser divertido quando... NÃO LEIA SE NÃO LEU O LIVRO – SPOILER CHEGANDO - ...os amigos se unem com o futuro e primeiro namorado dela, contra ela, na melhor das intenções, óbvio. Afinal, sabiam o que era melhor para ela e o que ela queria, mas era teimosa e medrosa demais para assumir e tomar alguma atitude. – FIM DO SPOILER – PODE CONTINUAR A LEITURA DO RESENHA.

A história não tem nada de “caramba, como assim?”, é, eu diria, morna, exatamente por sentir falta de profundidade. Entende-se tudo, todos os problemas de falta de dinheiro, a relação da personagem com os amigos, com a família, e principalmente do medo de se relacionar de verdade com alguém, a ponto de se prender em uma relação ilusória com um “homossexual” (aspas, porque para mim ele era bissexual). Espero que a autora não queira me matar por isso (risos).

Gostei da leitura, é rápida e despretensiosa. Cumpriu seu papel!

Enfim, é uma obra para aqueles que apreciam ler um livro durante uma tarde de relaxamento, de descanso.

Sucesso a Lívia Brazil!




-----;)----------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

 

Nenhum comentário: