sábado, 19 de novembro de 2011

O Turno da Noite, vol 1, de André Vianco

Sinopse

O Turno da Noite surgiu para agitar o submundo. Quatro vampiros recém-trazidos para a vida noturna são atraídos por um vampiro ancião que vive em São Paulo. Ignácio oferece proteção e ensinamentos para os novatos em troca de suas habilidades para lutar contra o crime organizado. Uma mistura explosiva que vai sacudir a cidade e mergulhar o leitor em suspense, ação e mistério. Vampiros, lobisomens e anjos se misturam num conflito onde não sabemos ao certo quem é herói e quem é bandido.
Compre seu bilhete, tome seu lugar, "O Turno da Noite" vai zarpar para uma viagem inesquecível.
Esse livro tem ligações com seus antecessores, que são: "Os Sete" e "Sétino".

Autor

Antes de adotar Vianco como seu sobrenome artístico, - que homenageia a cidade de Osasco derivando da Rua Dona Primitiva Vianco - André começou a escrever profissionalmente para a rádio Jovem Pan na seção de humor. Tornou-se redator do departamento de jornalismo da rádio e por lá permaneceu por dois anos.
Em 1999 após ser despedido de seu emprego em uma empresa de cartões de crédito, André utilizou o seu FGTS para produzir 1000 cópias de seu primeiro best-seller, Os Sete. Em 2000 ele foi pessoalmente promover seu livro em livrarias e editoras. Em 2001 a editora Novo Século se interessou por seu trabalho e re-publicou o livro. Desde então a parceria entre autor e editora proporcionou mais livros e uma obra que está sendo gradualmente ampliada.
Os Sete deriva diretamente do primeiro romance de André Vianco, O Senhor Da Chuva (1998). Em O Senhor da Chuva, apesar da história estar relacionada diretamente a anjos e demônios, o autor criou uma personagem vampiro que, segundo o autor, teria sido pobremente explorado. A partir de então, André ficou com a ideia de escrever um romance em que vampiros seriam os protagonistas. Em seu primeiro roteiro, pré-escrita, os vampiros eram apenas dois e o título do livro seria "Os Dois". Porém André não se sentiu satisfeito e sua trama virou "Os Sete" (1999).

Dados

Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 8576790629
Ano: 2006
Páginas: 229

Minha Humilde Opinião

Começo este texto com uma confissão: esperava, sinceramente, que o livro fosse bem melhor. Claro, que levei o tempo todo em consideração que era um livro escrito por um homem. Acredite há grande diferença entre narrativas masculinas e femininas. Já aprendi a identificar isso, além de respeitá-las.

Enfim, Vianco, é daqueles escritores mais frios, práticos, nada românticos (também seria esperar demais, né? Levando em consideração o que já mencionei). Então, você, que lê isso agora, questiona: mas, e Nicolas Sparks e tantos outros? Não me refiro a eles e sim aos gêneros do fantástico, da ação. Mas, isso é para outro texto. Agora é momento de O Turno da Noite, vol1, de André Vianco.

Pois bem, a narrativa é um tanto cansativa, apesar dos trechos de ação. Existem parágrafos que duram duas páginas, acredite, fiquei pasma com isso. Perguntava-me: como assim, duas páginas de um parágrafo só nos dias de hoje, numa literatura moderna? Sério, não achei sentido nisso.

Quanto a parte técnica, foram pouquíssimos erros encontrados, pelo que me lembro. E isso é bom. Se bem que demorei lendo esse livro (partes extenuantes) e a memória pode ter apagado isso, mas... O que vale é o que ficou.

Devido ao título, sabe-se de cara quem são os personagens principais, no entanto, durante a história, eles se perdem, tornam-se fracos. Somem durante várias páginas e ficam a margem de acontecimentos, bem relevantes na trama. Outros personagens (vários) surgem e tudo se perde, ou melhor, espalha-se, esparrama-se, deixando o leitor (no caso, eu) perdido em alguns pontos.

Sempre entendi que todo livro (filme, série de TV, novela...), por mais tramas entrelaçadas que tenha, precisa manter um fio de ligação, um pano de fundo, que se estenda do início ao fim, mesmo que às vezes quase inexistente, mas que está ali, sempre. Assim, mantendo uma unidade, mesmo que fantasma. O que não ocorre nesse livro em questão, como pontuei no parágrafo anterior.

O subtítulo, Os Filhos de Sétimo, em fonte garrafal na capa, maior que a do próprio título, dá a perceber o que vem, muitas referências ao livro de Sétimo. Vianco, tenta ao colocá-las, inserir explicações como óbvio intuito de ajudar o leitor que não leu o primeiro livro (sim, Sétimo pode ser considerado o livro zero do O Turno da Noite), a se situar na história. Porém, isso não ocorre sempre, o que acaba irritando um pouco, pois pensava: que droga, como isso aconteceu? Af, como posso entender direito tudo?

Não, a história não é confusa, consegue-se entender no fim das contas, mas algumas pontas acabam ficando soltas. Leve em consideração que esse é o volume 1, também relevei por isso. E é exatamente isso. Bem, bem, bem volume 1, apesar do zero, rs.

São 229 páginas de preliminares, bom, assim espero. Minhas esperanças residem no volume 3, pois creio que o dois não trará muito mais, provavelmente segue a mesma linha do 1.

Minha decepção talvez se deva as expectativas, pois o autor é famoso, um dos maiores sucessos na literatura fantástica do Brasil. Realmente esperava mais. No entanto, ainda estou ansiosa para terminar essa “trilogia” (entendeu as aspas, né? rs).

Lendo pode parecer que detestei o livro. Mas, não foi bem assim. Gostei, não muito, mas gostei. As descrições dos personagens são elaboradas e os trechos de ação, em especial um, que amei, são escritos com maestria. O maior ponto negativo é que muitas partes ficam dispersas, ou parecem estar dessa forma.

Desejo muito sucesso a Vianco, bem como a todos os escritores contemporâneos brasileiros.

Ah, e torcendo pela série televisiva O Turno da Noite!!!!!! Com certeza mais uma vitória nacional.



-----;)----------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário: