domingo, 26 de setembro de 2010

VERBO NO PASSADO (amor)


Acredite quando digo que foi muito bom enquanto durou. Não é um clichê, não agora. É sincero. Eu te amei mais que tudo neste mundo, às vezes, até mais que a mim mesma. Acredite quando te digo. Você foi especial.
Era o que Flávia pensava e repassava pela mente de tempos em tempos nos últimos três dias. A parte do verbo no passado era a mais difícil de dizer, já que ainda não era realmente passado. Mas estava convicta de que era o certo a fazer.
Na manhã do dia seguinte faria o que planejara. Despedir-se-ia. Dos dois.
- Sabe que é um erro. – disse Bernardo.
- Espero, sinceramente, que não. – replicou Flávia.
Neste instante chega Alexandre, suado da academia. Olha para os dois, plantados no meio da sala. Não gosta de suas expressões. Há dias vinha notando algo de estranho nas atitudes e olhares de Flávia, apenas não dissera nada a Bernardo para evitar alarde. Mas, naquela hora, tudo estava bem claro para ele. O amigo já sabia e era a vez dele. Disse um rápido oi e prosseguiu para o banheiro, precisava de uma chuverada antes de enfrentar o que viria. Esta também era sua maneira de evitar o inevitável e escapar por mais alguns minutos.
- Xande, espera. Preciso falar com você. – gritou Flávia, num monocórdio.
- Depois. – e seguiu.
- Xande... – disse Bernardo em desânimo e se deixou cair no sofá.
Ela olhou para Bernardo e pediu ajuda apenas com o olhar. Ele abriu os braços no ar.
- Quer que eu faça o quê?
Flávia olhou descrente para ele e saiu em direção ao banheiro. Ouviu o chuveiro, respirou profundamente, tomando coragem e entrou. Alexandre estava nu e a água deslizava pelo seu corpo como notas musicais, enfeitiçando-a. Ela nunca se acostumara com a masculinidade dele. De músculos rígidos, pele lisa e macia, gestos duros. Aproximou-se com cautela, pensou bem em todo texto que diria para convencê-lo. Mas antes que pudesse abrir a boca, ele foi mais rápido. Puxou-a para o box, encaixando-a entre ele e a parede. A água escorreu e penetrou suas roupas. Quando abriu os olhos, estava diante daqueles pares azuis, fixos nela.
- Diga que não me ama mais. – falou Alexandre, com voz firme e decidida.
- Eu não – dizia ela, desviando olhar para baixo, num fio de voz.
- Olha pra mim! - interrompeu-a.
- Não te amo.
- Flávia, não ouse mentir sem olhar nos meus olhos.
Seu corpo começava a tremer levemente diante de tanta confusão. Nem nos piores pesadelos imaginara isso. Cada poro pedia, pulsava por ele. Ela precisava ser mais forte do que nunca. No entanto, não conseguia reunir forças para encará-lo. Suas mãos estavam nos ombros dele, instintivamente grudo-as na parede, longe do homem de seus desejos perturbados. Alexandre saiu da frente dela e do box, pô-se a andar de um lado a outro. Levantou a voz.
- O quê você quer de mim, caramba? Eu faço tudo por você. Tudo o que me pede, lá tô eu fazendo. Odeio, desprezo mentiras e minto todo dia por você. Pra todos. – ele perdeu o foco, olhou para os cantos do ambiente, passou a mão pelos cabelos até a nuca. Ela o deixava perdido. De repente a vontade de chorar. Mas não daria esse gostinho a ela. Respirou fundo. – O que mais você precisa?
- Nada. – disse com voz rouca. Sentou de vagar no chão. A água do chuveiro já a ensopara. Pôs a cabeça entre as mãos, sentia-se nauseada. Sabia que ele seria mais difícil que Bernardo.
- Nada? Só isso? Então vai embora logo! – ele estava molhando todo o piso.
- Xande, eu não consigo mais. Não é natural. Não entendo como vocês toparam essa loucura.
- Te enxerga Flávia. Só topei porque te amo. É tão difícil de entender?
- É, é sim. Quem entenderia? É por isso que mentimos pra todos, inclusive pra nossas famílias, entes queridos.
- Digo tranquilamente que te amo muito mais que a eles.
- Porque você tem problemas, que fogem da naturalidade, com eles. – diz Bernardo, entrando no banheiro.
Flávia levanta a cabeça, olha para ele e dá graças a Deus pelo chuveiro ligado, que esconde suas lágrimas fugidias.
- Não diz isso Bernardo.
- Deixa ele, Flávia. É verdade mesmo. Mas, me responde, Bê, sua família é um exemplo e não tô ironizando, os ama mais ou igualmente a ela?
Bernardo fica em silêncio, encosta-se na parede.
- O que quis dizer é que você tem de tentar entender as dúvidas dela, que gosta demais de todos e prefere voltar a uma vida normal.
- Peralá. Aí temos dois pontos a discutir. Primeiro, sua escapada da minha pergunta e segundo, vida normal? O que tem de anormal na nossa vida? – ele faz uma pausa – Responde a minha pergunta, por favor.
- Deixa ele em paz, Xande!
- Por que? Tem medo da resposta? Se você quer ir embora, deixar pra trás toda essa mentirada toda, então vamos aproveitar pra dizer toda a verdade agora. Responde Bernardo! – fala em tom grave e pesado.
- Eu a amo mais, satisfeito? Mas compreendo a angústia dela e aceito sua decisão. Prefiro vê-la feliz do que torturada desse jeito.
- Você é um babaca mesmo.
- Para, Alexandre! – ela grita e se levanta, sai do box. O chuveiro continua a derramar sua água.
- Por quê? Acha que pode entrar aqui decidida a falar e ponto? Nada disso, querida, vai ter que ouvir também. Segundo ponto. O que tem de anormal?
- Tudo é anormal. Eu não posso amar dois caras igualmente, desejá-los até o último fio de cabelo. E muito menos, eles, aceitarem essa situação numa boa. Além disso, não são nem bissexuais.
- Ei, vamo com calma aí, Flávia. – alertou Bernardo, sem graça.
- Eu sei, Bê. Mas veja como é estranho. Dois caras, lindos, feito vocês, dividirem a mesma mulher numa boa. Ninguém em sã consciência entenderia.
- Agradeço o elogio. Tenho o Bernardo como um irmão, apesar das esquisitices dele. E não quero dar uma de super romântico, principalmente porque estou bem longe disso. Mas, quem entende ou consegue explicar o amor?
Os três ficaram quietos durante um pedaço do tempo, que passou por eles. Os olhares perdidos não denunciavam qualquer clareza. O som da água no box embalava uma triste canção.
- Vou embora. – disse, por fim, Flávia.
Bernardo se virou de costas e encostou a testa na fria parede, inconsolável. Ela o viu, mordeu o lábio inferior e uma ponta de dúvida percorreu sua espinha. Desejou abraçá-lo, acarinhá-lo, garantir que tudo ficaria bem. Mas, não conseguia convencer a si própria quanto a isso. Seus pés queriam ficar, sua mente correr. Dirigiu-se a porta e sentiu sua mão ser retida com delicadeza, lentamente encaminhou a retina e vislumbrou a mão de Alexandre na dela, levantou os olhos aos dele, em prantos silenciosos.
- Fica... por favor. – disse com voz mansa e perturbadora. Jamais chorara diante dela, mas já não fazia diferença alguma. Ela era tudo o que importava.
- Xande... não faz isso, eu suplico. – ficara na dúvida se sua voz saíra no final.
- Você é tudo o que eu tenho.
- Isso é loucura. Você pode ter qualquer uma que quiser. Me deixa ir.
- Eu quero você. – dessa vez foi a voz dele que saiu num fio muito frágil.
- Vou ceder o lugar pra outra.
- Esquece, Xande, eu já tentei de tudo. – falou Bernardo, sem tirar o rosto da parede. Agora suas mãos estavam espalmadas nela também, como se desejasse ficar grudado ali, para não correr para os braços dela. para não rastejar, implorar sua estadia eterna ali, com eles.
Flávia solta aos poucos a mão de Alexandre e sai pela porta, com passos vacilantes, deixando os dois amados ali, parados, sem aceitar sua decisão.
- Se um dia quiser voltar, saiba que não estarei mais aqui. – disse Alexandre às costas dela.
Ao sair do apartamento teve a impressão de ouvir estalos de vidro quebrando dentro dela mesma, vindo direto do peito. A dor era quase insuportável, mas os pés não paravam de andar para frente e os olhos já não enxergavam mais nada.

*

Nenhum comentário: